HART é o acrônimo de "Highway Adressable Remote Transducer" , é um protocolo de comunicação de campo criado na década de 80 pela Fisher Rosemount e é mantido pela HART Communication Foundation desde 1993, é um padrão da indústria para comunicação quando se fala de instrumentos de campo inteligentes 4 ~ 20mA microprocessados, praticamente todos os grandes fabricantes de instrumentos oferecem produtos com comunicação HART.
Como o HART funciona:
Basicamente ele utiliza o padrão "Bell 202 Frequency Shift Keying (FSK)" para sobrepor um sinal digital de alta frequência sobre o sinal analógico de corrente de 4~20mA:
Como o resultado médio da senoide é zero é possível estabelecer um canal de comunicação full-duplex (entrada e saída de dados) sem interferir na variável principal de controle, o sinal de 4 ~ 20mA. O protocolo HART se comunica a uma taxa de 1200Hz que corresponde a "1" e uma taxa de 2200Hz que corresponde a "0".
De acordo com o modelo OSI de 7 camadas, o protocolo HART utiliza apenas três camadas: física, de enlace e de aplicação.
- Camada Física especifica como os dispositivos serão conectados eletricamente e mecanicamente e define de que forma o sinal digital será decodificado.
- Camada de Enlace divide a informação a ser transmitida em pacotes, adiciona os bits referentes à detecção de erros e controla o acesso ao meio.
- Camada de Aplicação define os comandos, respostas, tipos de dados e decodifica os relatórios de de status do instrumento.
Vantagens no uso do protocolo HART:
- Compatibilidade com fiação padrão de 4-20 mA.
- Transmissão simultânea de dados digitais.
- Simplicidade graças a interfaces intuitivas acionadas por menus.
- Facilidade de implementação para maximizar a eficácia de custos iniciais.
- Vasta seleção de produtos, com dispositivos e aplicativos de software compatíveis com a maior parte de fornecedores de automação de processos.
- Independência de plataforma para interoperabilidade completa com ambientes de múltiplos fornecedores.
- Suporte mundial dos maiores fornecedores.
Basicamente é isso, um protocolo antigo, mas seguro, robusto e eficiente, e largamente utilizado em vários segmentos da indústria, você certamente já topou ou irá topar com um dispositivo HART por aí.
Fontes: http://www.smar.com/brasil2/hart.asp http://www.cefetrn.br/~walmy/RI_A1.pdf http://www.hartcomm.org/index.html