Páginas

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

A Iniciação!!










Automação (do latim Automatus, que significa mover-se por si) , é um sistema automático de controle pelo qual os mecanismos verificam seu próprio funcionamento, efetuando medições e introduzindo correções, sem a necessidade da interferência do homem.

Mas ainda assim a melhor definição de automação que eu já vi/ouvi foi proveniente, naturalmente, de uma roda de amigos em uma mesa de bar, um rapaz que trabalhava com informática e tinha pouco acesso a esse tipo de informação pergunta pra um dos nossos companheiros de trabalho, enfim o que é automação, o nosso companheiro baixou o copo de cerveja e se calou por um instante pensativo e então soltou, “Bem, imagine só quando você vai tomar banho, você liga o chuveiro certo?! Então você entra direto debaixo d'água?! Não! Você leva a mão na água, se ela estiver fria ou quente demais você, com a outra mão, regula o chuveiro (na verdade a vazão da água) até alcançar uma temperatura agradável, isso é automação, temos aí leitura de dados, processamento e atuação no processo (mãozinha regulando a válvula!!).

A Automação Industrial visa, principalmente, a produtividade, qualidade e segurança em um processo. Em um sistema típico toda a informação dos sensores é concentrada em um controlador programável o qual de acordo com o programa em memória define o estado dos atuadores. Atualmente, com o advento de instrumentação de campo inteligente, funções executadas no controlador programável tem uma tendência de serem migradas para estes instrumentos de campo, assim descentralizando o controle, sobrecarregando menos os controladores. A automação industrial possui vários barramentos de campo ( mais de 10, incluindo vários protocolos como: CAN OPEN, INTERBUS-S, FIELD BUS FOUNDATION, MODBUS, STD 32, SSI, PROFIBUS, DEVICENET, etc) específicos para a área industrial (em tese estes barramentos se assemelham a barramentos comerciais tipo ethernet, intranet, etc.), mas controlando equipamentos de campo como válvulas, atuadores eletromecânicos, indicadores, e enviando estes sinais a uma central de controle conforme descritos acima. A partir destes barramentos que conversam com o sistema central de controle eles podem também conversar com o sistema administrativo da empresa.

Uma contribuição adicional importante dos sistemas de Automação Industrial é a conexão do sistema de supervisão e controle com sistemas corporativos de administração das empresas (quase sempre em forma de relatórios em tempo real!). Esta conectividade permite o compartilhamento de dados importantes da operação diária dos processos, contribuindo para uma maior agilidade do processo decisório e maior confiabilidade dos dados que suportam as decisões dentro da empresa para assim melhorar a produtividade.


Até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário