Páginas

sexta-feira, 16 de março de 2012

Engenharia de Controle e Automação

O Engenheiro de Automação é quem desenvolve e executa projetos de Automação Industrial, ele projeta e opera equipamentos utilizados nos processos industriais em geral, e também executa sua manutenção quando necessário.

Sobre a frequente dúvida da diferença entre os cursos de Automação Industrial e Mecatrônica, que se parecem mas não são a mesma coisa, a diferença básica existente é que a Mecatrônica tem uma ênfase maior em mecânica do que em elétrica (especialidades essas vistas nos dois cursos), enquanto a grade do curso de Engenharia de Automação e Controle se aprofunda mais em elétrica e instrumentação do que em mecânica propriamente dita, e assim acaba sendo traçado o perfil do profissional.

Um Engenheiro Mecatrônico provavelmente irá trabalhar com desenvolvimento e manutenção de equipamentos automatizados, projetos mecânicos e pneumáticos, etc.

Um Engenheiro de Automação irá se dedicar mais a controle de processos industriais instrumentados, desenvolvimento de softwares, telas de supervisório, etc.

O mercado de trabalho é bem abrangente para as duas engenharias, atualmente é raro encontrar na indústria algum processo que não tenha algum tipo de automação, atualmente até residências estão sendo automatizadas.

Caso ainda restem dúvidas dê uma olhada na grade curricular de cada curso e pesquise sobre as matérias específicas.

Best regards,

Automatoes

Nenhum comentário:

Postar um comentário