Páginas

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Supervisório no Excel (usando RSlinx)!!!

Esse tutorial ensina como ler as informações no PLC, pra escrever é um pouco mais complicado e eu ainda não descobri como fazer, mas to trabalhando em cima, mas é possível sim dar comandos via Excel, mas depende de um pouco de programação em VBA (Visual Basic for Aplication), ou no caso do BrOffice em Java. Bem, vamos lá:

Primeiramente temos que configurar o RSlinx (se não me engano o Lite não tem a opção de trabalhar com Link DDE), com a rede já configurada vamos abrir o menu DDE/OPC > Topic Configuration... :
No submenu Topic Configuration vamos criar um novo tópico, então, clique em New, de um nome para o topico e selecione a CPU desejada na tela que vai aparecer ao lado direito:

Com o tópico criado vá em Copy DDE/OPC Link :


O tópico vai abrir uma árvore on-line e off-line, vá na árvore on-line e lá vão aparecer todos os registros do PLC, entradas (I), saídas (O), Float (F), Inteiros (N), tudo mesmo, escolha um registro e clique em OK :


Agora no Excel (BrOffice no meu caso), vá em Editar > Colar especial :

Vão aparecer duas opções, escolha a Vínculo DDE :

Pronto, assim que você colar ele vai aparecer no excel, e quando for alterado no PLC vai alterar sozinho na planilha, mas para isso o RSlinx tem que estar ligado e on-line com o PLC, com um pouco de VBA ou Java dá até pra fazer umas animações, fica bem apresentável.

12 comentários:

  1. Utilizei o recurso para realizar um supervisorio de uma planta no excel, ficou ok.

    ResponderExcluir
  2. Fica bem bacana, o problema é fazer os históricos, mas para dar comandos e visualização on-line é ótimo.

    ResponderExcluir
  3. fiz um como no exemplo citado apenas com uma saida e deu certo,valeu,mas agora preciso aprimorar para obter mais recursos

    ResponderExcluir
  4. Isso aí, agora é só implementar com VB que fica quase um supervisório profissional!!

    ResponderExcluir
  5. meu excel não responde, alguem sabe o porque???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Forneça mais informações como por exemplo, que versão do Excel, Versão do RSlinx, sistema operacional, etc, você está usando, para podermos te ajudar.


      Best regards,
      André

      Excluir
  6. Bom dia, estou utilizando este sistema DDE/OPC, para criar um histórico de consumo de aguá,já fiz uma sub rotina em VBA para salvar os valores, mas se eu utilizo uma célula referenciada a "=RSLINX|teste!'S:22'" da erro por tipos incontatáveis, já alterei o tipo da variável na sub rotina mas mesmo assim o erro persiste, alguém tem alguma sugestão

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde,

    Neste momento não tenho como realizar nenhum teste aqui, tente postar no forum também, http://automatoes.forumeiros.com


    Best regards,
    André

    ResponderExcluir
  8. Alguém conseguiu escrever no PLC através do Excel??

    ResponderExcluir
  9. Sim!
    Da mesma forma que vc faz pra le,vc faz para escrever no CLP,nao tem secgredo não! Eu sempre usei para alterar tabela de dados.

    ResponderExcluir
  10. quais formulas coloco para trazer do plc para o excel

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde, será que alguem poderia me ajudar, fiz o supervisorio no VBA excel e programei o CLP em Ladder, agora preciso aprender a fazer a comunicação para ativar os comandos do CLP atraves do VBA excel.

    ResponderExcluir